Moção honrosa proposta pela vereadora Elisiane Sanches reconhece o papel pioneiro da entidade na história econômica e social do município

A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) foi homenageada com uma moção honrosa, proposta pela vereadora Elisiane Sanches, na Câmara de Vereadores de Chapecó, nesta quarta-feira (09), em reconhecimento aos seus 78 anos de contribuição para o desenvolvimento da cidade e o pioneirismo em ações.

O presidente, Helon Rebelatto, representou a entidade e frisou a importância do reconhecimento para toda a entidade e seus associados. “Quero agradecer à vereadora Elisiane Sanches pela indicação desta homenagem. Trata-se de uma parlamentar com forte atuação e responsabilidade, que também desenvolve um importante trabalho social no Programa Viver, uma das grandes referências em inclusão social que temos em Chapecó.”

Rebelatto relembrou a trajetória da ACIC desde sua fundação, em 1947, mencionou que na época Chapecó ainda possuía infraestrutura limitada. “A Avenida Getúlio Vargas era de chão batido. Ainda assim, um grupo de empresários liderados por Serafin Enoss Bertaso decidiu se unir para representar os empreendedores da cidade. Desde então, a ACIC tem pautado sua atuação pelo desenvolvimento e bem-estar da população”, afirmou.

O presidente também destacou temas que permanecem na pauta da entidade, como a duplicação da BR-282, melhorias na infraestrutura rodoviária, demandas do aeroporto municipal e o apoio à saúde pública. Helon relembrou que, em 2020, a ACIC identificou que o Hospital Regional do Oeste não tinha estrutura adequada para atender pacientes com AVC, o que resultava em graves sequelas por falta de diagnóstico e tratamento rápidos. O setor empresarial, entidades e sindicatos locais, foi mobilizado para financiar temporariamente a criação da Unidade de Cuidados Agudos do AVC, o que garantiu equipe médica especializada e medicação específica (Alteplase). Agora, o custeio é assumido pelo SUS.

Elisiane observou que a homenagem à ACIC representa a valorização não apenas de uma entidade, mas de um legado construído com base no compromisso coletivo. “A intenção é reconhecer e valorizar não apenas a atual direção, mas também os idealizadores, colaboradores e todos que, de alguma forma, contribuíram e continuam atuando para o crescimento de Chapecó. O pioneirismo desse grupo foi um ato de coragem. Há 78 anos, quando Chapecó ainda estava em seus primeiros passos, eles acreditaram e deu certo”, ressaltou.

Para a parlamentar, a iniciativa busca ainda incentivar novas ações nesse sentido, fortalecer o associativismo e estimular a participação de mais grupos. “Queremos ver Chapecó crescer cada vez mais, tanto social quanto economicamente.”