Brasil é vice-campeão com a atleta Luana Silva de 21 anos, na praia de Itaúna, Saquarema/Rio de Janeiro, ela que nasceu no Hawaii, mas defende a bandeira brasileira e tem o título inédito no feminino de campeã mundial JR2025 - WSL. Luana com este resultado está na 9ª colocação do Ranking mundial. A outra representante brasileira Tatiana Weston-Webb ficou na 5ª colocação no evento. 

A grande campeã da etapa de Saquarema foi à atleta australiana Molly Pichlum, que assumiu a liderança do ranking WSL.

O campeão masculino ficou com o americano Cole Houshmand, o primeiro estrangeiro a vencer na cidade fluminense desde 2002.

No masculino, Miguel Pupo parou na semifinal, ficando com a 3ª colocação, Ítalo Ferreira (Campeão Olímpico 2020 e Mundial 2019) ficou na 5ª colocação e Filipe Toledo (bi campeão mundial 2022 e 2023) parou na 9ª colocação, todos eles demonstrando um alto nível técnico.

Os demais brasileiros não foram bem como: Gabriel Klaussner e Peterson Crisanto, ambos convidados do evento Brasil, Alejo Muniz e João Chianca foram eliminados na segunda rodada (rodada de eliminação).

O evento do Brasil terminou no domingo 29/06, foi de ondas irregulares quanto ao tamanho, que não passaram de 1 metro mas com boa formação, exigindo dos atletas para performar. 


Yago Dora vence a 8ª Etapa CT2025-WSL.

Lowers/Trestles, San Clemente/California – EUA.


Yago Dora foi grande campeão na etapa realizada nos EUA, mas precisamente na praia de Lowers/Trestles, San Clemente/Califórnia. Yago imprimiu um surf muito competitivo desde a semifinal com somatório de 17,23 e na final com 17,90, com manobras progressivas e inovadoras, não dando chances para os seus adversários, com somatórios sempre na casa dos 17 pontos dos 20 possíveis em duas ondas.  Com este resultado Yago foi para o segundo lugar no ranking do CT2025/WSL.

No feminino a havaina Bettylou Sakura Johnson foi a grande campeã na terra do tio San.

Os demais brasileiros tiveram uma performance abaixo das expectativas, com Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e João Chianca saindo do evento na rodada dos 16, na 9ª colocação. 

Os outros dois brasileiros Miguel Pupo e Alejo Muniz perderam na segunda rodada (rodada de eliminação), na 17ª colocação. Luana Silva também saiu na rodada de eliminação e finalizou na 9ª colocação.

 

A 10ª Etapa WSL2025 está rolando em Jeffreys Bay - África do Sul, 11 a 20 de julho e os brasileiros Yago Dora e Filipe Toledo seguem vivos no evento nas quartas de final.

Brasileiros entre os 10 melhores colocados no Ranking WSL 2025.

2º Yago Dora / 4º Ítalo Ferreira / 9º Filipe Toledo /10º Miguel Pupo.

Muito orgulho e seguimos na torcida pelos atletas brasileiros.

Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.