
Começa nesta sexta-feira (18), em Altamira, no Pará, a primeira edição do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu. Com entrada gratuita e programação até domingo (20), o evento promove a valorização das culturas indígenas por meio de apresentações culturais, danças tradicionais, competições esportivas e outras atividades que celebram a diversidade dos povos originários da região.
O festival reunirá mais de 900 indígenas de 14 etnias, com o objetivo de fortalecer os laços entre as comunidades do Xingu e as etnias indígenas de todo o estado do Pará.
Tradição, força e cultura em movimento
A programação inclui corridas, natação, canoagem, cabo de força, além de shows, desfiles culturais e apresentações artísticas. As competições serão realizadas em nove categorias, com disputas nas modalidades masculina e feminina.
Mais do que competição, o festival é uma oportunidade de integração entre as comunidades indígenas, permitindo a troca de experiências culturais e esportivas que resgatam tradições e fortalecem a identidade dos povos originários.
Realização
O festival é uma iniciativa do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear), com apoio da Secretaria de Turismo do Pará (Setur), da Fundação Cultural do Pará e do governo estadual.
Com informações da Agência Brasil de Comunicação