O mês de julho é dedicado à conscientização sobre os cânceres de cabeça e pescoço, por meio da campanha Julho Verde, que busca alertar a população sobre os fatores de risco, sinais e sintomas, bem como reforçar a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e reduzir a necessidade de tratamentos mais agressivos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 40 mil novos casos desses tumores são esperados no Brasil em 2025.

Em Santa Catarina, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade da Secretaria de Estado da Saúde, promove nos dias 24 e 25 de julho duas ações importantes para profissionais de saúde e para a comunidade.

Capacitação para profissionais da saúde

Nos dias 24 e 25, das 8h às 12h, no auditório do Cepon, serão realizadas palestras para profissionais da atenção básica de saúde. A programação inclui temas como novas técnicas, avanços no tratamento e estratégias de cuidado ao paciente com câncer de cabeça e pescoço, conduzidos por equipe médica, multiprofissional e convidados.

Profissionais interessados devem se inscrever previamente pelo link:

🔗 Formulário de inscrição

Orientação e atendimento à população

Já na sexta-feira, 25 de julho, a partir das 14h, nos consultórios 8 e 9 da Radioterapia do Cepon, será oferecido atendimento gratuito à população para tirar dúvidas e investigar sintomas como:

  • Feridas na boca ou rosto que não cicatrizam em até duas semanas
  • Nódulos ou caroços no pescoço
  • Manchas vermelhas ou brancas na boca
  • Dentes moles ou dor ao redor deles
  • Rouquidão ou mudança na voz
  • Dificuldade para mastigar ou engolir

O objetivo é identificar precocemente sinais da doença e orientar sobre os próximos passos, caso necessário.

O que é o câncer de cabeça e pescoço?

Esses tumores podem surgir na cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, tireoide e glândulas salivares. A maioria dos casos está relacionada a hábitos de vida preveníveis, como exposição ao sol, tabagismo e etilismo. O tabagismo aumenta em até cinco vezes o risco, e a infecção pelo HPV também é um fator importante, principalmente para cânceres de orofaringe.

Como prevenir?

✅ Abandonar ou evitar o tabagismo

✅ Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas

✅ Usar proteção contra exposição solar excessiva

✅ Usar preservativo e vacinar-se contra HPV

A prevenção primária ainda é a principal forma de evitar a doença.

Diagnóstico precoce salva vidas

Infelizmente, segundo o INCA, cerca de 80% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e aumenta os impactos estéticos e funcionais. Por isso, campanhas como o Julho Verde buscam aumentar a conscientização e a procura por atendimento médico ao notar os primeiros sintomas.

Tratamento

O tratamento geralmente envolve cirurgia, com radioterapia e quimioterapia como tratamentos complementares quando necessário. Em casos selecionados, a radioterapia pode ser usada sozinha ou associada à quimioterapia.

O Grupo Luta Pela Vida reforça: adotar hábitos saudáveis, manter uma rotina de consultas médicas e realizar exames periódicos são atitudes essenciais para prevenir e detectar precocemente o câncer.