A Associação Catarinense de Bujutsu, às portas de comemorar 27 anos de história, anuncia um novo projeto alinhado com sua missão de usar o esporte como meio de transformação social e promoção da cidadania, baseado nos valores de solidariedade, companheirismo, cooperação e integração social.


Em um esforço para incentivar a participação de novos praticantes, a associação lançou a Escolinha de Bujutsu Do, oferecendo 40 bolsas gratuitas para crianças e jovens, com idades entre 6 e 18 anos. Há vagas disponíveis, e os interessados podem obter mais informações através do perfil @matusa_bujutsu no Instagram ou pessoalmente na sede da entidade, localizada na Avenida Procópio Gomes, nº 100 em Joinville/SC, com atendimento pelo WhatsApp (47) 9961-1875. As atividades ocorrem uma vez por semana, aos sábados, com cada turma tendo aulas de 2 horas de duração.


O presidente da associação, Fábio Siqueira, atleta graduado em Bujutsu e responsável também pelo Instituto Arte Maior, escola de música com forte atuação em questões sociais, enfatiza que a Escolinha de Bujutsu Do busca promover o esporte como ferramenta de integração social e inspiração para os jovens. Além das aulas ministradas pelo sensei Kendi Sato, os alunos receberão um uniforme completo (kimono + camiseta) e terão acesso a equipamentos novos de treino, como luvas, aparadores de chute e manoplas de mão, adquiridos com recursos do projeto.


Este projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) - Lei Federal nº 11.438/06 - que possibilita a destinação de parte do imposto de renda para ações na área esportiva. A direção da associação está empenhada em aprovar o segundo ano do projeto, visando continuar as bolsas de estudo para os atuais alunos beneficiados e expandir o apoio para mais 40 bolsistas, totalizando 80 participantes. Empresas e pessoas físicas interessadas em contribuir podem entrar em contato com a instituição.


O que é Bujutsu?


Bujutsu, uma arte marcial de origem japonesa, é uma prática que enfatiza disciplina, ética, autodisciplina e a busca pelo aprimoramento pessoal. Ao longo do tempo, deu origem a diversas artes marciais modernas, como judô, karatê, aikidô e kendô. A Matusa Bujutsu, por sua vez, abrange uma variedade de técnicas de luta, como postura em pé, no solo, quedas, derrubadas, torções e imobilizações, focando na defesa pessoal e no bem-estar físico, mental e emocional dos praticantes.


A iniciativa da Associação Catarinense de Bujutsu visa não apenas ensinar técnicas de combate, mas também cultivar valores, incentivando o desenvolvimento pessoal dos participantes, promovendo a inclusão social e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.