Tecnologias, oportunidades e indústria 4.0. Tudo o que Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) pode oferecer para a comunidade estiveram em exposição nos dois dias de Mundo SENAI. A abertura oficial ocorreu na noite da última quarta-feira (25) e reuniu autoridades do município, entidades, empresas parceiras e estudantes. Para o oeste do estado, as atividades aconteceram no SENAI de Chapecó e no SENAI de Xanxerê.
O evento Mundo SENAI acontece nas unidades em todo o Brasil, expondo projetos dos estudantes desenvolvidos em sala de aula. O gerente executivo do SENAI, SESI e IEL na regional Oeste Jardel Carminatti destacou que o objetivo da instituição é preparar as pessoas para o mercado de trabalho ou qualificar trabalhadores que já estão empregados. "A nossa metodologia não está focada apenas no conteúdo, mas também em aspectos técnicos e comportamentais. Ao longo do ano, os estudantes são desafiados através de situações de aprendizagem durante as aulas para desenvolver esses projetos apresentados aqui”. Carminatti ainda relatou que os alunos estão vivenciando as rotinas de trabalho direto nas indústrias neste ano.
Conforme o Mapa do Trabalho, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria catarinense demandará a capacitação de mais 800 mil trabalhadores entre 2023 e 2025. Para o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e chefe do setor de inspeção em Chapecó
Geraldo Bays os cursos ofertados pelo Senai impactam positivamente o mercado de trabalho, principalmente para adolescentes e jovens que vão para a indústria e para o primeiro emprego. “O SENAI, com certeza, cumpre o papel de preparar os jovens para enfrentar o mercado de trabalho, tirar o receio de encarar desafios”.
Mais de 30 projetos foram apresentados, tanto de alunos dos cursos técnicos, Ensino médio da Escola SESI, dos cursos de aprendizagem industrial e da UniSENAI. A atenção esteve em projetos da indústria 4.0, segurança no trabalho com drones, aprendizagem industrial com projeto de recuperação de eixos. Um dos projetos apresentados pela UniSENAI foi o Plant Based, carnes feitas a base de vegetais, uma demanda da indústria impulsionada por diversos fatores, como a preocupação com a saúde, o meio ambiente e o bem-estar animal. De acordo com a Euromonitor International, o mercado global de carnes vegetais deve atingir US$ 29,2 bilhões em 2027.
A unidade de Chapecó recebeu cerca de 3 mil visitantes, na maior parte estudantes de 18 escolas da região. Em Xanxerê, o número de visitantes foi de aproximadamente 1,5 mil, proeminentes de 15 escolas.