Chapecó evolui a passos largos e está sempre pronta para novos negócios e empreendimentos. Com o propósito de fomentar ainda mais o desenvolvimento, a Administração Municipal de Chapecó renovou nesta semana a parceria com o Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora que auxilia na implementação de políticas públicas e ações estratégicas para o progresso do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.                   

 A assinatura ocorreu na Prefeitura e contou com a presença do prefeito de Chapecó João Rodrigues, o diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro, gerente regional do oeste Udo Martin Trennepohl e a gestora regional do programa no oeste Gabriela da Costa Heming, o Secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos Thiago Felipe Etges, , Secretário de Fazenda Moacir Rohr, Secretário da Família e Proteção Social Ariete Lauxen, diretor de desenvolvimento econômico Elio Francisco Cella, diretor de incentivo ao Empreendedorismo e Turismo Luiz Roberto Tillmann, Secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos Thiago Etges, Secretário de Desenvolvimento Rural Mauro Zandavalli e o assessor da DITEC Eduardo Perone.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro, a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura deve ampliar as estratégias de desenvolvimento do turismo na região, “Chapecó não é apenas um polo empresarial, mas sim de turismo e essa parceria vai potencializando o turismo de negócios, explorando os recursos disponíveis. O objetivo é implantar planos e desenvolver estratégias conjuntas para fortalecer ainda mais esse setor”, explicou Luc.

O gerente regional do oeste Udo Martin Trennepohl comentou que Chapecó aderiu ao Programa em 2017 e muitas verticais como desburocratização e compras públicas foram trabalhadas. “Vamos contribuir com o desenvolvimento do turismo, consolidando as iniciativas que o município já vem trabalhando com a Epagri e a

Secretaria da Agricultura. Chapecó tem rotas de visita pioneiras, que agregam muito para a visibilidade e economia local”, frisou Trennepohl.

Para o Secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos Thiago Felipe Etges, a partir da determinação do prefeito para retomar a parceria com o Sebrae/SC, “focamos em pontos estratégicos, aprimoramento de rotas turísticas e as ações do simplifica, empreendedorismo feminino projeto com grande possibilidade de desenvolvimento criar um ambiente para startups elaborarem ferramentas para auxiliar em demandas que a prefeitura tem, que são demandas mais tecnológicas”, frisou Etges.

O prefeito de Chapecó João Rodrigues pretende fortalecer as rotas turísticas: “Temos a rota Desbrave Chapecó, que tem uma gastronomia muito rica e vem atraindo um bom público, mas queremos desenvolver outras rotas, como o potencial turístico do Goio-Ên, que tem uma natureza exuberante. Vamos agregar à visitação com a construção do Autódromo Internacional e também podemos interligar com atrações da região, como Nonoai-RS, Ametista do Sul-RS, São Carlos e Itá. Quando alguém visitar a cidade, tem que saber o a região oferece”, pontuou Rodrigues.

Ações

Entre 2023 e 2024 serão desenvolvidas verticais estratégicas definidas pelo Poder Público, o Simplifica Chapecó, que oferecerá consultorias gratuitas aos empreendedores da cidade, através de agendamento. O Contrato Público para Solução Inovadora vai auxiliará a equipe do município a contratar as demandas públicas que exigem soluções inovadoras com emprego de tecnologia e promover a inovação no setor produtivo por meio do uso do poder de compras do Estado. O Programa de Modernização Administrativa realizará o mapeamento, seleção, encaminhamento e aceleração de startups para atendimento das demandas identificadas na administração municipal.

No Turismo e Gastronomia será realizado um festival gastronômico, trabalhados os roteiros turísticos urbanos e agroturísticos. Voltado as mulheres, o programa Sebrae Delas fornecerá apoio ao empreendedorismo feminino e as mulheres empreendedoras.