De 31 de outubro a 05 de novembro Chapecó foi palco do 2º Festival de Cinema Nacional de Chapecó, com exibição gratuita de 35 filmes, mediante a retirada de ingressos na entrada das sessões. O evento foi realizado no Anfiteatro do Lang Palace Hotel e contou com distribuição gratuita de pipoca para os participantes.
Realizado pela Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2022, patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Cultura.
Entre as produções apresentadas, 18 filmes foram selecionados pela curadoria para as mostras competitivas do Festival, divididos entre curta-metragens de Ficção e Documentário. Completaram a programação a Mostra Chapecoense e os filmes convidados, que farão parte da Mostra de filmes nacionais, Noite Canibal e Mostra Internacional Brandán Cerviño.
Além das exibições, serão realizadas atividades de fomento à produção audiovisual na região, como o Fórum Audiovisual e a oficina “Personagem: Fabulação e Estratégia Narrativa”, com a roteirista-escritora, diretora, pesquisadora e consultora de roteiros Ana Johann.
O Coordenador-geral da Cinelo, Augusto Zeiser, destaca que “além de abrir espaço para as produções feitas fora dos grandes centros, a proposta é discutir e incentivar a produção audiovisual e os meios para ela ocorrer nos interiores de Santa Catarina e do Brasil, seguindo também o propósito da Associação de trabalhar continuamente na difusão da arte cinematográfica em Chapecó”, comenta.