Um show de luzes e decoração na Praça Coronel Bertaso, no museu e na Avenida Getúlio Vargas marcou a abertura do Natal da Família em Chapecó, na noite desta sexta-feira.

A abertura contou com culto ecumênico com o padre Ademir Rubini, pastor André Pagnussat e a presença de babalorixá e representantes da Umbanda. Além disso teve a apresentações das artistas chapecoenses Vitória Gnoatto e Emeline Tavares, chegada do Papai e Mamãe Noel, mensagens do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Edson Piana, e do prefeito João Rodrigues. 

O prefeito ressaltou o momento de fé em Deus, de valorização da família e de alegria. Além disso reforçou a programação cultural que o Natal da Família irá proporcionar a todos que visitarem a praça Coronel Bertaso e o Ecoparque, em Chapecó.

Mas a grande atração foi o show com o Padre Fábio de Melo, que é Professor Mestre em antropologia teológica, padre desde 2001, atua na diocese de Taubaté, SP, e acampamentos de oração da Canção Nova, emissora pela qual apresenta o programa Direção Espiritual na TV Canção Nova desde 2019. 

Nascido em Formiga, Minas Gerais. Caçula dos oito filhos do pedreiro Dorinato Bias Silva e da dona-de-casa Ana Maria de Melo Silva, foi eleito pelo instituto QualiBest um dos maiores influenciadores digitais do Brasil." 

Em entrevista para a Rede Gen TV, Fábio de Melo afirmou estar feliz por retornar a Chapecó e a Santa Catarina, estado em que morou por alguns anos de sua vida. 

"Para mim é sempre uma honra poder levar amor, alegria e reflexão ao coração das pessoas, de maneira muito especial hoje, aqui em Chapecó, fazendo a Abertura do Natal da Família.", afirmou o Padre, que ressaltou também o verdadeiro sentido do Natal e a importância do amor próprio para que se possa amar aos outros também"

Cantar o teu amor" foi a primeira canção gravada por ele, em 1997, inspirado no Padre Zezinho. Além disso, publicou 22 livros e 17 CDs que, juntos, venderam mais de 6,5 milhões de unidades.

O show foi muito esperado e atraiu visitantes de várias cidades da região. Teve quem saiu do trabalho direto para a Praça Coronel Bertaso. Foi o caso da vendedora Salete Missel, 57 anos. "Gosto muito dele e esta é a primeira vez que consigo ver um show" disse.

A recepcionista Edite Rezende, 47 anos, e a filha Yasmin, 18, chegaram na praça às 18h30, quase três horas antes de começar o show. "Há dez anos venho nas aberturas de Natal. E dessa vez é especial pois tenho vários CDS e livros do Padre Fábio de Mello" disse Edite, que conseguiu autógrafo num dos livros que levou.

Yasmin disse que cresceu ouvindo as músicas do padre e suas mensagens ajudaram a superar a perda do pai por infarte.

Várias lideranças, entre elas o vice-prefeito Itamar Agnoletto e o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Cordeiro, além de milhares de pessoas estiveram presentes.

A criadora da decoração, Cássia Lajus, informou que entre a praça Coronel Bertaso e o Museu foram instalados 14 arcos na Avenida Getúlio Vargas, que ficarão permanentes. Também na avenida, entre a Praça e o Ecoparque, foram instalados 40 pinheiros luminosos.

No Calçadão da rua Benjamin Constant foi instalado um trenó e, na rotatória da Getúlio com a Benjamin Constant, uma vela iluminada com 22,7 metros de altura.

Na praça Coronel Bertaso, a casa do Papai Noel foi revitalizada pela CDL, que é entidade parceira da Prefeitura na realização da programação natalina. Neste espaço destacam-se ainda dois anjos com seis metros de altura.

No Ecoparque, onde haverá ahows e inauguração das luzes às 19h30 deste sábado, tem uma Vila do Papai Noel, com sala do Papai Noel, túnel de guirlandas, arco das borboletas, um sino com seis metros de altura e túnel dos corações. 

Até o dia 25 de dezembro estão programados vários shows, quase diariamente, no Ecoparque e na Praça Coronel Bertaso.

No dia 3 de dezembro tem o desfile natalino, a partir das 19h30, na Avenida Getúlio Vargas, com participação de várias entidades de Chapecó.

No dia 16 de dezembro tem a Marcha para Jesus, com a presença da cantora gospel Isadora Pompeo.

Também está programada a chegada do Papai Noel em nove bairros do município.