Gabriel Medina e declaração sobre o Técnico Brasileiro
Foi no ano de 2006, que tive o primeiro contato com o hoje fenômeno do surf, Gabriel Medina, ele com 12 anos de idade na praia de Maresias - SP, eu com a Equipe Brasileira de Surf (CBSurf) como técnico da equipe, para disputar o evento Mundial Junior da ISA – International Surf Association. Ele na praia no dia do evento, muito pequeno, veio e me perguntou como fazia para fazer parte desta Equipe Brasileira de Surf, lembro que parei e disse à ele, que tinha que competir no Circuito Brasileiro de Surf Amador (campeonatos disputados por equipes estaduais), para garantir a vaga na equipe, os três melhores de cada categoria tinham esse direito. Nos anos seguintes foi comum ver o Gabriel disputando o Circuito Brasileiro Amador, defendendo a Equipe de São Paulo, foi se destacando e recebendo a oportunidade de fazer parte da Equipe Brasileira de Surf.
O primeiro evento que trabalhamos juntos foi um mundial ISA/Jr - França onde não se
saiu bem, mas fez parte de uma equipe medalha de Prata, o grande campeão deste
evento foi o brasileiro Alejo Moniz no ano de 2008. Em 2009 Gabriel sagrou-se campeão Junior do Pan-americano que aconteceu na Bahia – Brasil, colaborando para a conquista da medalha de ouro para Equipe Verde amarelo. No mesmo ano venceu o Air - Show (melhor manobra) nos Jogos Sul-americanos de Praia no Uruguai, onde fomos pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro também fazendo parte da Equipe Medalha de Ouro por Equipes.
Em 2009 também aconteceu um mundial ISA no Equador onde junto conquistamos a
medalha de ouro para o Brasil e fez parte do Tag Team onde também conquistamos o
ouro. Já era um atleta diferenciado, muito focado e concentrado no que deveria ser feito para alcançar os objetivos esportivos. Foi muito bom este contato com um dos maiores expoentes do surf nacional, espero ter passado algo de positivo e contribuído de alguma forma através desse convívio. Orgulho de ter trabalhado com ele no início de sua formação como atleta.
Declaração do Gabriel Medina sobre o Técnico Otoney: “Eu acho o trabalho dele super bom, passa várias informações para nós e é também um bom técnico, todos gostam bastante dele e nós somos bastante acostumados com o trabalho dele e também eu acompanho o trabalho dele no brasileiro amador e acho que ele trabalha super bem e é uma cara que procura sempre a vitória, isso é bastante importante no meio do surf, isso é o que a gente precisa. O trabalho dele é bastante legal, quando estamos na competição sempre tem uma reunião depois e eu acho super importante, porque dá para ver onde as pessoas erraram, ele fala o erro de cada um e isso ajuda bastante, porque na próxima bateria ele tenta arrumar os erros e isso é muito bom. Otoney é um ótimo técnico e ele tem que ficar porque a galera toda já gosta dele, que trabalha bem, é bem importante para a seleção brasileira e com ele aí a gente vai buscar muitos títulos ainda, valeu.....”. disse o tricampeão Medina.
Ele que veio a ser o primeiro a conquistar um título mundial profissional ASP/WSL em
2014 e foi tricampeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014, 2018 e 2021.
Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.