Tripé para construção de um estilo de alimentação saudável: consciência, organização/planejamento e criação de rotina.

 

Começando com notícia boa, para não perdermos o costume e também para seguirmos aquele propósito lindo da GenTV. “Como assim, cara colunista, quer dizer que é boa a notícia de que tenho que ter consciência, organização/planejamento e rotina para poder me alimentar de forma saudável? Nada fácil, é complexo! Onde está a parte boa?”

 

Respondo: reflita sobre os objetivos que você já conquistou em sua vida e pense se conseguiu algo consistente e muito valioso sem pelo menos 2 desses 3 artifícios? Arrisco dizer que não. Logo, no fundo, em tudo o que empreendemos na vida (pessoal ou profissional), precisamos dar aquela focada básica para que as coisas aconteçam, pelo menos até que virem hábito, não é verdade? Então a notícia boa é que no fundo não é nada muito diferente do que já fazemos em diversas áreas da vida. E, lembre-se: tudo no que você foca, se expande! Vamos ver a seguir algumas dicas para focar no seu autocuidado, na sua saúde, na coisa mais importante da sua vida: você!

 

Vou explicar melhor como cada item do tripé atua no seu sucesso em construir um estilo de alimentação mais saudável, e por consequência numa vida mais saudável e cheia de energia.

 

Porque consciência?


A tomada de consciência da necessidade, desejo ou escolha de mudar um determinado contexto é possivelmente a primeira chave para destravar o entusiasmo, a motivação para atuar na mudança desejada. Pois a consciência nos faz enxergar como estamos e nos traz a visualização de como queremos estar e qual a lacuna entre um e outro.

Lembre, como contei no primeiro artigo, eu comecei minha mudança há muito tempo e percebo que ela é constante, pois todo dia eu me conscientizo de algo novo que quero melhorar nisso tudo, me observo, me auto conheço, me transformo. Tomando consciência de como os hábitos trazem um resultado x ou y em meu dia a dia, eu vou ajustando o que funciona e o que não funciona. Lembre que cada organismo é único, e nem tudo o que funciona para mim vai funcionar para você, você é o maestro do seu corpo! Só você é capaz de observar o que acontece por aí – através da consciência!

No artigo anterior eu falei sobre a leitura de rótulos. Quando se fala em mudança de hábitos de alimentação e consumo, é um importante hábito no aspecto da tomada de consciência. Caso não tenha lido, ele está bem aqui! https://www.redegentv.com.br/noticia/608553/lisiane-oliveira-colunista

 

 

Organização/planejamento: Crucial para o atingimento de qualquer objetivo, a organização ou planejamento das ações é fundamental. E da tomada de consciência vem o entusiasmo para realizar esse planejamento, pois você já entendeu onde quer atuar com suas melhorias e mudanças. Especialmente em se tratando de algo que fazemos todos os dias, pelo menos 3 vezes ao dia – que é se alimentar, se não houver planejamento, é provável que não consigamos ajustar os hábitos, pois é complexo lidar com a rotina de trabalho, família, às vezes viagens e tudo mais. Planejar o que vamos comprar, onde, quantidade, como vamos armazenar, como vamos preparar, ou, até mesmo se o caso for de alimentação fora do lar, onde vou realizar minhas refeições, em que restaurante, qual oferece opções mais adequadas ao estilo que eu busco? Exige pesquisa, planejamento e ação. Ah, e claro, aquela pitada de persistência e de equilíbrio. Minha dica de ouro é: não tente mudar todos os hábitos de uma vez só. É complexo e você tenderá a falhar. Escolha um foco por semana... Alguns exemplos da forma como eu atuei na minha transformação: primeira semana: exclui totalmente o refrigerante e aumentei o consumo de água. Segunda semana: mantive a exclusão do refrigerante, mantive o consumo de água regular e retirei sobremesa após o almoço 3 vezes na semana. Na terceira semana: levei marmita para o trabalho 3 vezes na semana. Na quarta semana: exclui totalmente o consumo de sobremesa após o almoço de segunda a sexta... e assim o foco vai intensificando, você vai começando a ver o resultado, vai se motivando e conseguindo manter a organização...

 

Criação de rotina: é uma consequência do planejamento e organização. É a criação das automações – facilitação das “tarefas”. E a rotina é mágica... Alguns têm aversão à rotina, mas em certa dose ela é necessária e se aprendemos a apreciá-la e entender seus benefícios, vai ficando leve e prazeroso. A rotina permite que os hábitos se automatizem com o passar do tempo, passem até despercebidos como tarefas... É o que deixa o dia a dia mais fluido e funcional. E tendo afeição à criação de rotina, você consegue aplicar sua organização como uma engrenagem, consegue fazer os ajustes ao longo da jornada e a perceber melhor os resultados.

 

Espero, como todo meu entusiasmo em fazer a diferença na vida das pessoas,  ter te motivado a mudar pelo menos um hábito nesta semana rumo à uma alimentação mais saudável e na tomada de consciência de o que você  deseja melhorar na sua rotina. Isso faz parte do propósito do Portal  GenTV, que é levar informação de qualidade positiva, íntegra e leve aos seus espectadores e à sua comunidade!



Lisiane Oliveira - Apaixonada e autodidata nas pautas de wellness, especialmente alimentação saudável. Formação em terapia de mindfullness, Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue, Ceo Novah, Reconhecida na Forbes Brasil 2021: Lista 100 Mulheres Poderosas do Agro, Reconhecida na Forbes USA 2021: Lista 50 mulheres latinas que estão inovando para alimentar o mundo de maneira sustentável e deliciosa (apenas 3 Brasileiras indicadas).