Você já experimentou um som tão perturbador que causou dor nos seus ouvidos ou cabeça? Infelizmente, essa é a realidade enfrentada por muitas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) quando expostas a ruídos inesperados. Buscando aumentar o conforto dessas pessoas e incentivar a inclusão em eventos sociais e atividades comunitárias, a Associação Nacional de Empresários da Pirotecnia (AME Pirotecnia) anunciou uma significativa doação à Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Florianópolis (AMA Floripa).


A doação consiste em dois mil abafadores de ruídos, equipamentos similares a fones de ouvido que auxiliam no bloqueio total ou parcial do som. A entrega formal desse valioso recurso está marcada para quinta-feira, 23 de novembro, às 17h30, em São José/SC. O evento será marcado por um show pirotécnico especial destinado aos participantes.


Os abafadores serão destinados a famílias atendidas pela AMA Floripa em toda a Grande Florianópolis. Essa doação tem o potencial de transformar vidas, permitindo que pessoas com TEA reduzam a sensibilidade aos estímulos sonoros, proporcionando maior conforto em situações desafiadoras.


Daniela Dias Steindorff, representante da AMA Floripa, destaca a importância dessa doação para as famílias atendidas: "Tem famílias que não saem de casa por causa da sensibilidade da pessoa que tem autismo na família. A doação desses equipamentos vai ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos do grupo familiar."


Além dos abafadores, serão distribuídas cartilhas com dicas de como lidar e atender pessoas com sensibilidade sensorial, reforçando a importância da conscientização e da compreensão para promover um ambiente mais inclusivo.


A parceria entre a AME Pirotecnia e a AMA Floripa surgiu durante o debate sobre o projeto de lei que proíbe o manuseio e soltura de fogos de artifício com ruídos acima de 60 decibéis. A aprovação da lei em setembro e sua posterior sanção pelo prefeito Topázio Neto em outubro levaram as duas associações a unirem forças para promover a inclusão em vez de proibir.


Marcelo Kokote, representante da AME Pirotecnia em Santa Catarina, destaca: "O caminho é incluir e não proibir. Mostramos que essa iniciativa com os abafadores e cartilhas já tinha sido feita no interior de São Paulo com resultados muito positivos. A associação aceitou fazer a parceria."


Além da doação dos abafadores e das cartilhas, a AME Pirotecnia vai preparar um show especial de fogos de artifício de baixo ruído, sem estampido, no dia do evento. A intenção é encantar os participantes com a magia das luzes e do brilho dos fogos pirotécnicos, demonstrando que é possível, com equipamentos e técnicas adequadas, incluir pessoas com sensibilidade sonora em eventos públicos que geram ruídos.


Essa parceria é um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva, onde as necessidades das pessoas com TEA são reconhecidas e atendidas, promovendo um ambiente mais acolhedor para todos.