Florianópolis se prepara para homenagear um dos maiores nomes da literatura brasileira, João da Cruz e Sousa, no próximo dia 24 de novembro, data em que o poeta completaria 162 anos. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) organiza uma série de eventos gratuitos no centro da cidade para celebrar o legado do importante simbolista catarinense.*


Programação:


11h: Performance e sarau na Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa**

A celebração terá início às 11h com uma emocionante performance do ator JB (João Batista Costa) na Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, localizada na Praça XV de Novembro, 270, no centro de Florianópolis. O evento contará também com um sarau envolvendo membros da ACALI (Associação Catarinense de Literatura).


15h: Recital de poesias e apresentação do Quarteto de Cordas Cruz e Sousa

O Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227), será palco de um recital de poesias interpretadas pelo ator JB, que dará vida às obras do poeta simbolista. Além disso, o Quarteto de Cordas Cruz e Sousa proporcionará uma experiência musical única aos participantes.


16h: Intervenção poética do Slam Cruz e Sousa

A Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa receberá, uma intervenção poética do Slam Cruz e Sousa. O evento promete trazer a energia vibrante da poesia contemporânea, conectando diferentes gerações e estilos.


18h30: Sarau Escritores em Ação em homenagem a Cruz e Sousa

O sarau reunirá escritores locais na Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, proporcionando uma atmosfera de criatividade e apreciação literária em homenagem ao poeta.


19h: Entrega da medalha de mérito cultural Cruz e Sousa

A culminância da celebração ocorrerá na Casa José Boiteux (Av. Hercílio Luz, 523), com a entrega da Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa a indivíduos que contribuíram significativamente para a cultura local. Entre os homenageados estão Ida Mara Freire, Neide Mariarrosa (in memoriam), Jefferson Bittencourt, Arnou Teixeira de Melo Filho, Nadja Lamas, Drag Suzaninha (Arthur Gomes) e Palhaço Biriba (Geraldo Santos Passos), além da Associação Musical Amor à Arte.


Sobre Cruz e Sousa:

João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro cujas obras "Missal" (prosa) e "Broquéis" (poesia), publicadas em 1893, o destacaram como precursor do movimento simbolista no Brasil. Patrono da Academia Catarinense de Letras, ocupando a cadeira nº 15, seu legado perdura como uma inspiração para as gerações futuras, e sua poesia continua a ecoar nas ruas e praças de Florianópolis e além. A celebração dos 162 anos de seu nascimento promete ser um momento especial de reflexão e apreciação da riqueza cultural que Cruz e Sousa deixou como legado para o Brasil.