Cuidar do meio ambiente é uma atitude do presente para o futuro. Assim, o Recicla Pinhalzinho promoveu a 12ª edição, no último sábado (25), totalizando mais de 60 mil quilos de descartes entre todas as edições.
A campanha é promovida anualmente, com o grande sucesso esta é a terceira edição do ano. Entre os lixos eletrônicos foram recebidos 3.890 quilos, 500 litros de óleo de cozinha, 1.463 unidades de lâmpadas, 162 unidades de toner e 1.010 quilos de vidros.
A ação Recicla Pinhalzinho, é liderada pela Prefeitura Municipal em parceria com as instituições locais SESI e SENAI Pinhalzinho, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sicoob, Creditaipu, Cooper Itaipu, Gama, G. E. Gralha do Pinhal, Lions, Associação Comercial e Industrial Pinhalzinho (ACIP) e a empresa REC - Reciclagem de Eletrônicos Chapecó.
De acordo com a coordenadora de operações SESI/SENAI de Pinhalzinho, Cleufa Dessoi Bolis, a campanha tem adesão da comunidade como uma importante ferramenta para a promoção da educação ambiental e para a redução dos impactos ambientais causados pelo lixo. “O descarte correto dos resíduos sólidos ajuda a melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo a proliferação de doenças e acidentes. O SESI/SENAI por meio do programa ‘Eu Voluntário’ participa da iniciativa com o propósito de mobilizar a comunidade e sensibilizar, melhorar a qualidade de vida das pessoas com oportunidades de inclusão educacional e de bem-estar”, frisou a coordenadora.
A REC, responsável pela destinação dos produtos, entregou mudas de flores às pessoas que trouxeram os descartes. No Estado, é uma das poucas empresas que detém autorização ambiental específica para a área de reciclagem de eletrônicos. Localizada na linha Rodeio Bonito, interior de Chapecó, a sede abriga o armazenamento e a triagem dos materiais coletados.