A ESCOLHA DE FRANCINE!


Em um mundo muitas vezes marcado pela indiferença, há pessoas que se destacam como faróis de amor, de compaixão e dispostos a fazer a diferença. 


Ser voluntário é uma escolha consciente, o compromisso de ser parte ativa na transformação que desejamos ver no mundo.


Na coluna de hoje, destaco a inspiradora história de Francine Regina Badin Bonissoni, uma chapecoense de 43 anos que dedica parte do seu tempo a uma nobre causa: o cuidado e amparo aos animais de rua.


Influenciada pelo exemplo de seus pais engajados em causas sociais, Francine traz consigo uma herança valiosa de serviço ao próximo. "Desde criança eu cresci vendo meus pais envolvidos em causas sociais, seja da paróquia local ou do universo marista, no caso da minha mãe, esse foi o meu exemplo, eu vi isso, vivi isso." Sua trajetória como voluntária teve início na adolescência, quando, junto a colegas de Crisma, construiu uma casa para uma pessoa carente, desde o planejamento, arrecadação dos materiais até a mão de obra.

Nas palavras dela: "Tive, nesse momento, a verdadeira sensação de estar na direção certa, fazendo o bem, contribuindo de alguma maneira com a sociedade, foi muito bacana."


Na adolescência seu foco foram as crianças, se voluntariando em abrigos na cidade e ampliando sua consciência e compromisso social. "Brincava, contava histórias e, me divertindo, eu me aproximei cada vez mais do voluntariado."


No entanto, foi o encontro com uma protetora de animais que despertou sua paixão pelos bichos. A partir desse momento, Francine se envolveu ativamente em resgates, castrações, campanhas de arrecadação e adoção, culminando na fundação do grupo +Viralata, em 2018. 


Francine, corajosa e determinada, abre as portas de seu coração para esses animais desamparados. Sua ação inspiradora já mobilizou uma legião de apoiadores em Chapecó, comprometidos em garantir amor, abrigo, alimentação e a oportunidade de vida plena para esses seres indefesos.


A frase de São Francisco de Assis, "Comece fazendo o que é necessário, daqui a pouco você faz o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível," torna-se a bússola moral da Francine. Para ela, ser voluntária é realizar a diferença onde vive, conscientizando e sensibilizando a sociedade sobre os direitos dos animais, inclusive influenciando políticas públicas para a causa. 



Ao questionar Francine sobre seu sentimento ao se voluntariar, ela compartilha: "O voluntariado preenche meu coração e me enche de orgulho. Conscientizar, sensibilizar e responsabilizar as pessoas em relação aos animais é crucial. Precisamos de todos, e sempre que posso, incentivo mais pessoas a apoiar a causa."


A história de Francine nos recorda que a mudança começa individualmente, e cada um de nós tem o poder de fazer a diferença, independentemente do tamanho de nossa contribuição. Seu exemplo não apenas transforma a vida dos animais que acolhe, mas também inspira positivamente todos que têm o privilégio de testemunhar sua jornada. 


Em um mundo carente de amor, a dedicação incansável de Francine nos desafia a refletir sobre como podemos contribuir para criar um mundo onde o amor e o cuidado alcancem todos os seres, independentemente de sua forma ou espécie.


Parabéns, Francine, minha irmã querida! 





Evandro Badin é graduado em Administração de Empresas pela UNOESC, especialista em Desenvolvimento de Estratégias de Apoio a Pequenas Empresas pela OIT - Organização Internacional do Trabalho – Turim / Itália e em Produtividade OIT Brasil. Diretor Executivo da Junior Achievement de Santa Catarina, membro do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, Membro do Comitê de Ética da Udesc, Conselheiro da Fundação Hermann Hering, Conselheiro da Associação Brasileira Comércio Eletrônico SC, Conselheiro do Movimento Santa Catarina pela Educação, Conselheiro da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina e do Observatório Social de Florianópolis.