Trabalho com Bicampeão Mundial Phil Rajzman DNA esportivo


Conhecemos-nos no Circuito Brasileiro Amador, ele competindo pela Equipe do Estado do Rio de Janeiro, eu como Técnico da Equipe de Santa Catarina. Sempre observo muito todos os atletas e observava em Phil um grande foco e concentração nos eventos que nos encontrávamos cada um por sua Equipe.


Este carioca de DNA esportivo, filho do medalhista Olímpico de vôlei Bernard Rajzman (famoso pelo saque jornada nas estrelas) e ex – patinadora profissional Michelle Wollens, sagrou-se bicampeão Mundial de longboard WSL (2007 e 2016), vale deixar o registro, que foi o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surf, categoria Longboard, não muito falado e reconhecido.

Foi no ano de 2007 que tivemos o primeiro contato na CBSurf - Confederação Brasileira de Surf no Pan American Surfing Games VIII em Iquique – Chile, conde fizemos um excelente trabalho (Técnico/Atleta) e conseguimos conquistar a medalha de ouro na categoria Longboard e medalha de ouro por Equipe. Neste evento conseguimos conquistar cinco medalhas de ouro das sete em disputa, além de três de prata e duas de bronze. Era muito grande a nossa determinação e união em busca de um grande propósito, sermos campeões.


Sempre que conversávamos era muita troca de experiências, observava que Phil era

muito determinado, sempre em busca da superação, de quebrar novas barreiras, porque o longboard é uma categoria que o atleta tem que conciliar os dois estilos (clássico e moderno) e nos treinos, sempre corrigíamos pequenos detalhes, para o nível muito elevado que Phil exibia. Uma das resenhas que achei muito engraçada, foi quando ele falou que quando chegava em casa muito falante, os pais sabiam que ele não tinha vencido o campeonato, por que chegava com justificativas para desviar o foco realmente de campeão.


Foi um grande desafio para mim, porque Phil já se mostrava um competidor quase que completo, sendo necessário fazer um trabalho bem detalhado para buscar sempre a evolução de um atleta de nível tão alto. No Pan American Surfing Games IX em 2009 na Bahia – Brasil, tivemos juntos para repetir a conquista em solo brasileiro, mas precisamente na linda Ilhéus – BA, onde fomos bi –campeões por Equipes e na categoria Longboard, conseguindo conquistar sete (7) medalhas de ouro em disputa, além de três (3) medalhas prata e duas (2) bronze, foi um belo trabalho técnico.


É uma grande satisfação ter conquistado como técnico de surf os três pan-americanos que participei representando o Brasil, 2005-Peru / 2007-Chile / 2009- Brasil e juntos conseguirmos o bicampeonato do atleta Phil Rajzmam.




Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.