Melhorar da produtividade de pequenos negócios e promover da cultura da inovação. Esse é o objetivo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), na área de atuação da Produtividade.
A Agente Local de Inovação Produtividade do Sebrae/SC Luniele Beilke ressaltou que o Programa realiza encontros presenciais na empresa e promove também, encontros coletivos de capacitação das empresas. A duração do Programa ALI é de seis meses. "Como Agente Local sempre é um desafio prestar atendimento a empresas de diferentes segmentos e cidades, com realidade e maturidades diferentes. Nosso objetivo é que as empresas desenvolvam ações e estratégias para melhorar a Produtividade, através de uma metodologia de inovação gerando soluções para os problemas priorizados e estas são testadas, validadas e implantadas em um curto período de tempo".
Eliana Shwertz e Jaine Luana Baron, sócias da Metal Einsen de Pinhalzinho, relataram que a experiência com o Programa resultou em bons frutos. "Participar do Ali foi sem dúvidas uma boa experiência de novos aprendizados, tivemos o prazer de conhecer a Luniele e desenvolver os trabalhos com ela. Entre mudança de planos no meio do caminho tivemos a oportunidade de desenvolver nosso portfólio de calhas e de portões. Pretendemos concluir e aperfeiçoar para dar sequência aos trabalhos. Assim apresentar de forma mais organizada e explicativa os trabalhos realizados pela empresa para os clientes”, comemorou Eliana.
Jaine explicou que todo conhecimento e aprendizado é sempre bem-vindo. “Adoramos as tabelas financeiras do programa, utilizar o programa canva para facilitar nossa vida, estipular prazo de entrega dos produtos, começamos a colocar em prática os resultados estão sendo positivos. Criamos missão, visão e valores da empresa”.
Jocieli Werlang é proprietária da Divas Joias em Pinhalzinho, e ressaltou que o Ali proporcionou novas ideias e oportunidades que não estavam sendo visualizadas para o negócio. “Conseguimos desenvolver um plano de negócio e ação para abertura da loja Divas Joias, além de uma troca de conhecimento muito enriquecedora. Planejamos a empresa de um novo jeito e estou muito feliz com os resultados”.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Produtividade: melhoria da produtividade de pequenos negócios e promoção da cultura da inovação.
Rural: busca modernizar tecnologicamente e aumentar o faturamento das pequenas empresas rurais.
Transformação digital: aumenta a eficiência das micro e pequenas empresas através da digitalização de algum processo interno.
Ecossistemas: incentiva a cooperação entre diversos atores regionais, incluindo Poder Público, instituições de ensino e empresas.