Sabemos que organização traz inúmeros benefícios para nossas vidas, ao nosso dia a dia! É crescente o número de pessoas que buscam “organizar” para “harmonizar”, deixar “funcional” e especialmente para trazer produtividade à jornada doméstica, bem como tempo para cuidarmos de nós mesmos e de praticar vivências. Quanto mais atenção para com a organização de nossas casas, menor o trabalho para manutenção!
Será que existe uma varinha mágica que nos ajude a colocar tudo nos seus lugares? Infelizmente não!!! Mas, existem “passos”, “dicas” que podem auxiliar e orientar para que a “organização” seja permanente sem ser algo complexo, chato, ou perdido após implantação de uma organização profissional!
Primeiro: - nossa casa é uma empresa! É a nossa primeira empresa e é a empresa que não podemos deixar falir! É a única que mesmo que entre em falência, carregaremos por todos os nossos dias. Não teremos como dar baixa no “CNPJ” concordam? Pois o CNPJ da nossa casa somos “nós” mesmos!
Segundo: - precisamos entender que “organização” não é “arrumação”! A organização é manter as coisas nos seus devidos lugares, com algumas técnicas e dobras nada mirabolantes. A arrumação, é o ato de colocar as coisas no primeiro espaço que encontrarmos, sem critério algum em relação as categorias, que existem em uma casa. E olha que são infinitas as categorias!
Terceiro: - organização é uma capacidade que pode ser desenvolvida. E todos nós temos esse potencial, para atingir um grau mínimo ou máximo de organização.
Quarto: - a organização não veio para engessar, para estressar, para gerar conflitos familiares ou interpessoais. Veio sim para trazer leveza, produtividade, flexibilidade, união, gestão do tempo de nossas rotinas domésticas e para nós mesmos, os donos de casa! Veio especialmente para trazer economia a nossas casas, nossas vidas.
Quinto: - Tornar-se organizado não acontece facilmente se não somos um pouquinho organizados. Como já sabemos ninguém anoitece “desorganizado” e amanhece “organizado”. Mas a organização é um processo que precisa ser “praticada”, “repetida” até que se torne efetivamente hábito. Já ouviu falar do “Poder do hábito” – então, estudos dizem que se praticarmos uma ação por 21dias, nosso cérebro recebe e grava a informação e passa a ser um hábito rotineiro.
Vamos experimentar?
Mariza Pasa é mãe e apaixonada pela família, amante da natureza, Facilitadora e Palestrante em Organização Doméstica e Empresarial. Atua como Personal Organizer há 8 anos, realiza Treinamentos e Workshops focados nas limpezas domésticas e capacitação para empregados do lar, e corporativos. É formada em Administração de Empresas, com especialização em Engenharia de Produção ambas pela UnoChapecó. Atuante por 38 anos em Setor administrativo de empresas de pequeno, médio e grande parte, ingressou no segmento de Organização Residencial, como novo projeto de vida, onde transformar, levar organização e rotinas para limpezas, é a sua paixão. |