As enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul despertaram a empatia dos estudantes de 2º e 5º ano da Escola Básica Municipal Demétrio Baldissarelli. Eles conversaram com a professora Elizabete Gonçalves e expressaram suas angústias e desejos de ajudar as pessoas afetadas.
Elizabete explicou que durante a semana, as crianças comentavam as boas ações realizadas por seus pais e demonstravam o próprio desejo de ajudar. “Surgiram várias ideias, entre elas a de fazer desenhos e escrever cartas para transmitir mensagens de esperança e solidariedade às vítimas das enchentes. Neste momento, as pessoas precisam de um olhar diferenciado para sentir que não estão sozinhas”, disse.
Esse ato, não só permite que as crianças se sintam parte de algo maior, mas também ensina valores essenciais e responsabilidade social, mostrando como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida daqueles que enfrentam adversidades.
João Pedro Pertille, do 2º ano, fez um desenho que representa o seu sentimento de solidariedade. “Eu desenhei um helicóptero resgatando uma pessoa, que estava no telhado de uma casa. Eu quero que a pessoa que receber minha cartinha fique feliz e saiba que tudo isso vai passar”, comentou.
Para Laura Valentina Sperotto, do 5º ano, levar uma mensagem de conforto aos atingidos pelas chuvas é fundamental. “Eu tenho parentes que perderam suas coisas no Rio Grande do Sul, então eu desenhei corações, escrevi um texto com palavras de esperança como: Deus, amor e afetividade para que eles possam se sentir melhor e não ficar com o coração apertado”, disse.
Após escrever as cartas, o desafio que se apresentou foi pensar em uma forma de enviá-las para as famílias. Em um exercício colaborativo, as crianças sugeriram colocar elas nas cestas básicas destinadas ao Rio Grande do Sul. A ideia foi amplamente aceita pela equipe da escola, que acionou a Secretaria de Educação para organizar a entrega do material. Ela foi realizada na quinta-feira (09), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, no período da tarde, e contou com a participação de, aproximadamente, 30 crianças das turmas que produziram as cartas.
Daniela Moratelli, Secretária de Educação, comentou sobre esta linda ação. “Quando a escola entrou em contato com a nossa equipe, ficamos emocionados. Ver as nossas crianças colocando em prática a empatia, a solidariedade, a amizade e o amor pelo próximo nos enche de orgulho. Esta atividade é um exemplo da formação integral que queremos na Rede Municipal de Ensino, pois a educação precisa ir além da sala de aula para formar os futuros cidadãos de Chapecó”, afirmou.