Mais de uma tonelada de medicamentos arrecadados em Chapecó estão sendo destinados para o Rio Grande do Sul, de avião e de caminhão. Ontem começou uma triagem no Centro de Eventos, onde foram separados 22.393 itens até o início da tarde desta quinta-feira.

De acordo com a presidente da presidente da Associação dos Farmacêuticos de Chapecó e Região, Hortência Tierling, cerca de dez caixas com analgésicos, antibióticos e antihipertensivos já foram encaminhadas para Porto Alegre, em uma aeronave particular, que já estava levando insulina de outra campanha de arrecadação. Outra aeronave também levou medicamentos, encaminhados pelos Bombeiros, segundo Hortência. As aeronaves foram para o aeroporto Belém Novo, em Porto Alegre.

Mais uma tonelada de medicamentos foi carregada no início da tarde, em um caminhão que tem temperatura controlada e rastreabilidade. Este caminhão também levará outros mantimentos e deve integrar o comboio que sai na manhã desta sexta-feira, do Centro de Eventos, com destino a Canoas.

Há possibilidade de encaminhamento de mais medicamentos via aérea, conforme a disponibilidade, segundo Hortência.

A triagem está sendo feita em parceira da Associação dos Farmacêuticos com a Prefeitura, com a colaboração também de acadêmicos das universidades.

Os medicamentos mais necessáriso são : analgésicos , antitérmicos , antibióticos , anti-inflamatórios , soro fisiológico, soro glicosado , corticoide , anti hipertensivo , antieméticos , insumos para administração de medicamentos e material para curativos”, disse Hortência. 

Quem pode doar são as farmácias, distribuidoras e médicos. Mas a população em geral também pode levar desde que sejam embalagens lacradas e dentro da validade.

As doações, tanto de medicamentos quanto de outros produtos, devem ser levadas no Centro de Eventos, das 8h às 18h, até sexta-feira. Empresas particulares e municípios da região também estão engajados na Campanha SOS RS, que foi lançada pela Prefeitura de Chapecó na quinta-feira passada.

Até hoje já foram dez aeronaves e 19 caminhões com donativos destinados às vítimas das cheias do RS. De acordo com o prefeito João Rodrigues a previsão até o momento é de 400 toneladas de donativos.

 COMUNICADO PARA  OS VOLUNTÁRIOS QUE VÃO PARA O RS

A Secretaria de Saúde de Chapecó orienta as pessoas que estão se dirigindo para o Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate de pessoas, resgate de animais e higienização de casas, para que procurem a unidade de saúde mais próxima de seu domicílio para realizar a vacina de pré-exposição à raiva e/ou vacina contra o tétano. Essa medida é importante devido à dificuldade de acompanhamento dos animais nos casos de mordeduras ou arranhaduras, também devido ao risco de contaminação por tétano nos locais de socorro.

Quem não puder ir durante o dia na unidade mais próxima de sua casa tem a opção das unidades com horário estendido de vacina, até 21h, no SAIC ou Efapi.