Em todos os meus vinte e um anos de trabalho, tive a infeliz oportunidade de ver muitas empresas quebrarem, mais do que eu gostaria inclusive! E neste pequeno trecho do livro vou dividir com você o motivo pelo qual empresas quebram.  Iniciei minha carreira trabalhando em grandes bancos, e me peguei muitas vezes dizendo coisas do tipo: "Olá, sr João, pegue esse dinheiro aqui que é bom para o sr", mas em verdade, em verdade  vos digo, aquilo era bom somente para eu bater minhas próprias metas! Ao invés de ajudar o Sr João, eu acabava afundando ele ainda mais. Aos poucos fui percebendo que aquilo não estava mais alinhado com meus valores pessoais, e então decidi fazer o papel contrário: cuidar de empresas.

Em vinte e cinco de agosto de dois mil e onze eu mudei minha missão de vida para: "Fazer organizações prosperarem", e desde então tenho me dedicado a esta nobre missão, atualmente como COO e CFO do Grupo ZUCCHI Consultoria tendo papel de líder de equipe e papel de conselheiro em todas as empresas por nós atendidas. Durante esses últimos doze anos acredito que minha dívida esteja paga, uma vez que temos o orgulho de dizer que já geramos mais de R$1 Bilhão de lucro! Esses aprendizados viraram inclusive um livro digital chamado "Como decolar os resultados da sua empresa".

E por isso estou aqui hoje para falar um pouco do que aprendi nessa jornada, compartilhar com vocês ferramentas, métodos e conceitos que aplicamos em todos nossos clientes, na nossa própria empresa, afinal casa de ferreiro, espeto de aço inoxidável, e em todas as outras oito sociedades que faço parte como sócio, e posso garantir que geram resultados! Você já se perguntou como empresas de suce$$o são gerenciadas? Quer descobrir? Então vem comigo!

A primeira pergunta que eu proponho é a seguinte: Por que sua organização existe? E quando eu faço essa pergunta ouço coisas do tipo: "Minha empresa existe para levar uma mercadoria de um ponto A até um ponto B". "Minha empresa existe para realizar o sonho do meu cliente em viajar". "Minha empresa existe para alimentar o mundo". E tudo isso não está errado, mas o primeiro combinado que temos que fazer é que sua empresa existe antes de mais nada para gerar lucros! Da porta para fora, para seu cliente, você vai comunicar sua missão, você deve comunicar sua missão, mas a partir do momento que fechamos a porta o assunto deve sim ser o nosso caixa, que é a materialização do nosso lucro econômico.

Nós ainda temos muito pudor de falar de dinheiro, lembro-me da minha mãe dizendo: "Olha filho, não fale para ninguém quanto você ganha que é feio". E vejam que interessante, até mesmo uma ONG precisa de lucro (por mais que não possa batizá-lo com este nome) para sustentar o social. Temos que nos livrar de muitas crenças limitantes para sermos bons empresários. Se uma ONG que não nasceu para ter lucros, precisa deste lucro para sobreviver, imagine sua empresa que nasceu com o propósito de gerar riquezas!

A segunda reflexão que gostaria de propor é: "Por que organizações quebram?" Segundo dados disponíveis, mais de oitenta por cento das empresas quebram antes do quinto ano de vida. De todas as empresas que eu vi quebrar, posso afirmar com absoluta certeza que mais de noventa e nove por cento delas quebraram por falta de caixa. A empresa possui boletos de fornecedores, salários, aluguel para pagar e não possui dinheiro.

Então aqui fica a primeira lição: A saúde financeira de qualquer empresa está diretamente relacionada com a quantidade de dinheiro que você tem no seu caixa! Se há dinheiro sobrando, se você investe seu  dinheiro, você tem saúde financeira, se você não consegue aplicar dinheiro você não tem saúde financeira! Se eu tivesse que escolher somente uma coisa para monitorar nas minhas empresas  seria o caixa.

Imagine uma caixa d'água. Ela fica sempre em um lugar de difícil acesso, e nunca sabemos ao certo o que há dentro. Existe um cano de alimentação, geralmente de 25 mm e um cano de saída de 100 mm, quatro vezes maior para alimentar toda sua casa, o que já evidencia uma disparidade. O objetivo de uma caixa d'água é você ter uma reserva para que em momentos de escassez, ou consumo exacerbado você não sinta falta de água. A gestão financeira dentro da sua empresa pode ser facilmente comparada à esta caixa d'água: existe uma entrada de recursos incerta, e uma saída grande e certa. Sua missão como empresário é além de descobrir quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai e o mais importante de tudo, qual o saldo disponível (leia-se liquidez), é também zelar pela saúde do seu caixa. Nada pode ser maior ou mais importante que o caixa da sua empresa!

Uma terceira reflexão que eu sempre proponho é a seguinte: "Imagine-se dirigindo seu carro". Para que você faça isso de maneira segura antes de mais nada, você precisa saber onde está e onde deseja chegar. Depois que você iniciar seu deslocamento, mesmo que seja até a padaria ou à escola dos seus filhos você precisa de um marcador de velocidade, para evitar um acidente, para não chegar atrasado, ou até mesmo para não levar uma multa.  Vai precisar de um marcador de combustível, para não ficar sem gasolina e até um marcador de temperatura do motor para verificar a saúde do motor do seu veículo.

Pois bem, gerenciar uma empresa é exatamente a mesma coisa: Você precisa saber onde está, ou  seja, qual o atual nível de saúde comercial, operacional, das pessoas e financeira da minha empresa? Depois disso você precisa definir um destino para cada uma dessas áreas. Quais são os objetivos estratégicos da sua empresa para área de mercado (vendas), para área de produção, de capital humano, e de finanças? 

Ao definir esses objetivos você sem perceber terá algo muito próximo do seu planejamento estratégico, quase pronto. E da mesma forma que você precisa de um painel de controle no seu carro, você precisa de um na sua empresa. Neste momento você deve criar alguns indicadores de performance para cada uma das áreas estratégicas da sua empresa. Uma maneira fácil de fazer isso é se perguntando: Quais os fatores críticos de sucesso dessa área? Se seu cliente vê o prazo de entrega como algo importante, um dos seus indicadores certamente deve ser o prazo de entrega. Se você como sócio ou até mesmo como executivo da empresa vê o caixa como um fator crítico para o sucesso da sua empresa, (e realmente deveria ver), certamente o caixa deve ser um indicador de performance da sua empresa.

Outra questão que deve estar muito clara na sua mente é que você não é um bombeiro. Você não deve ficar apagando incêndios todos os dias. Sua missão como executivo é construir resultados! Ou seja, assim como você olha várias vezes para o painel de controle do seu carro durante a viagem, você deve olhar várias vezes por dia para seus indicadores de desempenho e se perguntar: O que podemos fazer para melhorar esses números? 

Ao responder essa pergunta você acaba de criar as estratégias que vão te levar a construir, e sim a palavra é construir, os resultados que sua empresa precisa, finalizando assim, sem nem perceber, o seu planejamento estratégico.

Sempre que me perguntam como empresas de sucesso são gerenciadas eu gosto de responder primeiro como empresas fracassadas são gerenciadas. E nessas empresas que nunca crescem ou não prosperam você encontra facilmente três características: Síndrome da Gabriela, inércia e ausência de propósito.

Em empresas fracassadas as coisas são sempre iguais, não há evolução, não há mudanças, não há inovação.  Você ouve o dono dizendo:  "Meu avô começou essa empresa há 35 anos, sempre fizemos assim, e deu certo até agora!". Ou seja: Eu nasci assim, eu cresci assim, Gabriela!

Outra característica que você facilmente identifica nessas empresas é a inércia. O princípio da inércia fala que um corpo parado tende a se manter parado a menos que sofra influência de uma força externa. O empresário que é tomado por este princípio, passa mais tempo justificando o fracasso do que criando ações para construir seus resultados. Nessas empresas você ouve coisas do tipo: "Mas esse ano choveu muito". "Esse ano é ano de eleição". "Esses funcionários não entregam resultado". "Esse ano é ano de copa, nesses anos a gente nunca atinge a meta".  

Outra característica marcante de empresas que não geram resultados é a ausência de propósito. Você pergunta para o dono dessas empresas o por quê eles criaram suas empresas e eles não sabem responder. Quando pergunto o por quê você vai todos os dias para sua empresa, eles não sabem responder. Muitos inclusive criaram a empresa só para ter um emprego.

Em todas as empresas que passamos como consultoria e em todas as empresas que sou sócio utilizamos um misto de OKR (Objective and key Results) com BSC (Balanced Scorecard). Onde fracionamos a empresa em áreas estratégicas, criamos objetivos estratégicos para cada uma dessas áreas, definimos indicadores de performance que serão o painel de controle do nosso "veículo" e então criamos ações que vão nos levar a atingir os indicadores e consequentemente os objetivos.

Ao longo da minha jornada profissional, aprendi que a gestão não é apenas um conjunto de regras e processos, mas sim um compromisso constante com a excelência. É a arte de equilibrar resultados com as pessoas. A governança eficaz é a bússola que nos guia, e a paixão pelo que fazemos é o combustível que nos impulsiona. Que cada página deste livro inspire você a abraçar a governança corporativa com entusiasmo e dedicação.

Lembre-se! Só existem dois tipos de empresários no Brasil: Um procura desculpas e muletas para justificar o seu fracasso, outro cria ações que vão levá-lo ao sucesso! Se precisar de ajuda, conte comigo!

Com mais de 20 anos de experiência, Douglas Gayo atua como COO e CFO do Grupo ZUCCHI Consultoria, onde ajudou a construir mais de R$1 Bilhão em  Lucros para seus clientes e tem como missão "Fazer Organizações Prosperarem". É Conselheiro, Escritor e Palestrante nas áreas de Gestão Estratégica e Finanças. Douglas é XBA em Negócios Exponenciais pela NOVA School Business de Portugal. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Pós Graduado em Finanças e Pós Graduado em Engenharia de Produção pela UNOCHAPECÓ. Formado em Ciências contábeis pelo IBIS SOCIESC. Autor do Livro Digital Como Decolar os Resultados da Sua Empresa.