Vivemos um excesso de informações que com frequência confunde as pessoas, principalmente quando o assunto é saúde. Usuários dos sistemas de saúde devem tirar o máximo de proveito dos profissionais de saúde pelos quais passam, para isso é necessário escolher um profissional que lhe traga informações confiáveis. 

Apontamos aqui alguns pontos que precisam ser observados na escolha do profissional de saúde que vai atende-lo, sendo eles:

Primeiro: Verificar o registro no conselho da profissão. Médicos devem ter seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no caso de serem especialistas devem ter no seu registro o número do RQE – Registro e Qualificação de Especialidade. 

Segundo: Cuidado com especialistas da moda que usam ou propagam fórmulas mágicas e milagrosas, pois muitas dessas práticas podem não ter validade científica. 

Terceiro: Verifique nas plataformas e nos sites do reclame aqui se há queixas do médico ou outro profissional de saúde que você está procurando, mas lembre-se que essas reclamações podem ser relacionadas a problemas na expectativa dos pacientes, no entanto um excesso de reclamações pode ser indício de problemas. 

O profissional atualizado adotar uma prática em saúde baseada na ciência para isso ele deve usar a melhor evidência possível, sua experiência clínica para aplicar a evidência e levar em consideração as vontades e valores do paciente assim como suas preferencias afim de obter melhor adesão aos tratamentos e medidas de prevenção indicadas.  

Escolhido o profissional de sua confiança, você deve aproveitar para tirar todas suas dúvidas e procura-lo mesmo sem que esteja doente, visto que é necessário manter um rotina de consultas preventivas.  

Osvaldo Correia Damasceno é Enfermeiro e Professor da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Medicina em Altamira, com mestrado na área de Epidemiologia, atua na gestão de vigilância em saúde e atenção básica, com experiência no controle de epidemias de dengue, malária e na pandemia de COVID-19.