Serviço é prestado no Espaço Pertencer – Centro de Terapias também na modalidade particular
Atraso no desenvolvimento, perda de memória, disfunções motoras, hiperatividade, depressão, dificuldade de concentração, raciocínio e aprendizagem são alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma avaliação neuropsicológica. Esse serviço é disponibilizado pela Unimed Chapecó no Espaço Pertencer – Centro de Terapias e, a partir deste ano, é ofertado também na modalidade particular.
O psicológo da Unimed Chapecó, Ronaldo Justino, explica que a avaliação neuropsicológica é um método de investigação que pondera as funções cognitivas através do comportamento e das emoções. Para o diagnóstico, são aplicados instrumentos padronizados como escalas, inventários e testes específicos. “O objetivo é identificar alterações e propor intervenções personalizadas, que podem indicar e construir um direcionamento para reabilitação e compensação necessárias”, acrescenta.
A avaliação neuropsicológica pode ser utilizada para detectar desordens neurológicas; estabelecer diagnóstico diferencial entre síndromes neurológicas e psicológicas; monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica; orientar os familiares e responder questões sobre a possibilidade do paciente dirigir, cuidar do seu dinheiro, voltar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, etc. “Ela pode ser feita desde o nascimento, para acompanhar o desenvolvimento do bebê e avaliar possíveis atrasos do neurodesenvolvimento. Mas, na maioria das vezes é indicada a partir dos dois anos e os motivos são variados”, afirma Ronaldo.
De acordo com o psicólogo, a avaliação é realizada conforme demanda. “Na maioria das vezes, temos uma entrevista inicial com o paciente e, quando necessário, com seus familiares. Também realizamos aplicação de testes padronizados, observação clínica, comparação dos resultados com normas estabelecidas para idades, sexo e grau de instrução”, esclarece. Ronaldo complementa que os testes podem ser por perguntas, tarefas com lápis e papel, exercícios computadorizados, desenhos, montagens, leitura, escrita e repetição de tarefas, entre outros. “Eles podem ser adaptados para diferentes idades e níveis de escolaridade”, complementa.
Ronaldo destaca, ainda, que por meio do serviço é possível avaliar os diversos tipos de memória, atenção, raciocínio, aprendizagem, funções executivas (planejamento e organização), velocidade de processamento, habilidades perceptivas e motoras, funções espaciais e de linguagem, resolução de problemas, humor e comportamento, além de aspectos emocionais, afetivos e sociais. Para obter um laudo, segundo ele, é preciso analisar um conjunto de tarefas, por isso, na maioria das vezes, são necessárias de seis a dez sessões com psicólogo com formação específica em neuropsicologia.
SERVIÇO
Para a supervisora de Promoção à Saúde da Unimed Chapecó, Emanueli Carly Dall Agnol, com a oferta desse exame também na modalidade particular, a cooperativa médica promove um atendimento mais eficaz e centrado no paciente. “A avaliação neuropsicológica fornece informações detalhadas sobre o funcionamento cognitivo e emocional do indivíduo, o que permite um diagnóstico mais preciso e intervenções personalizadas. Com os resultados da avaliação, os profissionais desenvolvem planos de tratamento adequados às necessidades específicas, o que aumenta a eficácia das abordagens terapêuticas”, assegura. Emanueli acrescenta que a avaliação também permite acompanhar a evolução do paciente, contribui para ajustar intervenções e medir a efetividade dos tratamentos.
CANAIS DE CONTATO
(49) 3361-1800 opção 4 ou por WhatsApp opção 21
(49) 3361-1812
(49) 3361-1813
Rua Vilson Antonio Vivian, nº 31, Bairro Bom Retiro – próximo ao Shopping Pátio Chapecó.